Rinoplastia
O que é a rinoplastia?
A rinoplastia é a cirurgia dedicada ao reparo estético na região nasal. A cirurgia pode ser associada a outros procedimentos como a septoplastia e a turbinectomia com o objetivo adicional de correções funcionais.
Através da rinoplastia, ou cirurgia plástica do nariz, podem ser corrigidos o formato do nariz, o perfil, o ângulo entre o nariz e o lábio superior e o tamanho das narinas.
Diversas técnicas podem ser aplicadas dependendo do tipo de remodelagem a ser executada, podendo envolver a fratura dos ossos do nariz ou a correção das estruturas internas no caso de problemas funcionais.
A cicatriz é geralmente imperceptível, quando se usa a técnica aberta mais indicada atualmente. Os resultados trazem uma melhora geral na aparência e autoconfiança do paciente.
Para quem é indicada a rinoplastia?
Os pacientes que buscam a cirurgia plástica de nariz, normalmente sentem uma falta de harmonia entre o tamanho e/ou formato do nariz e seus demais traços faciais.
Além do equilíbrio das proporções faciais, a rinoplastia quando aliada a uma septoplastia (rinosseptoplastia) também pode ajudar muitos pacientes que têm dificuldades respiratórias relacionadas a alterações fisiológicas nas estruturas internas do nariz.
A rinoplastia pode:
- Alterar forma, tamanho e ângulo do nariz;
- Corrigir a largura da base do nariz;
- Modificar o tamanho das narinas;
- Melhorar a forma da ponta do nariz;
- Corrigir columela pendente;
- Corrigir desvios de septo;
- Otimizar a função das estruturas internas que auxiliam a respiração (rinosseptoplastia).
“Com todas essas alterações decorrentes da rinosseptoplastia, é muito comum vermos pacientes com relatos de uma melhor respiração mesmo com um nariz menor”, comenta o Dr Ronaldo Righesso.
Associações mais comuns à rinoplastia:
É muito comum a realização de procedimentos de correção de disfunções nasais em concomitância à rinoplastia, como:
- Septoplastia (cirurgia de correção do septo)
- Turbinectomia (cirurgia dos cornetos)
Em casos em que a cirurgia é predominantemente estética, as cirurgias mais comuns a serem combinadas com a cirurgia do nariz são:
- Mamoplastia de Aumento
- Lipoaspiração
- Otoplastia
Como é a rinoplastia?
A ciência da rinoplastia é riquíssima, com uma variedade de técnicas (Técnica Fechada, Preservadora, Estruturada...) que podem ser usadas de acordo com a necessidade de cada paciente.
De modo muito resumido, pode-se dizer que através de uma pequena incisão na columela, será feito o acesso às estruturas que precisam ser corrigidas. Algumas vezes é necessária a fratura dos ossos nasais e o reposicionamento das cartilagens de sustentação do nariz.
Existem situações que mesmo em um nariz nunca operado (rinoplastia primária) haverá necessidade de reforço da estruturas com enxertos cartilaginosos. Normalmente serão retirados blocos de cartilagem do septo desviado, corrigindo assim dois problemas (desvio de septo e insuficiência cartilaginosa.)
Em outros casos (mais comuns em rinoplastias secundárias ou pós-trauma) apenas as cartilagens existentes no nariz não são suficientes para a nova estrutura desejada. Para contornar este problema, pode haver a “coleta” das cartilagens de outras partes do corpo como orelha ou costela (enxerto condral).
Como é a recuperação da rinoplastia?
Imediatamente após a cirurgia, você passará algumas horas na sala de recuperação para receber os primeiros cuidados e se recuperar totalmente da anestesia.
Haverá uma tala termomoldável, extremamente fina sobre o nariz, além dos curativos cirúrgicos. O objetivo da tala é ajudar a garantir que a nova forma do nariz obtida no transoperatório seja mantida a longo prazo. Tamponamentos nasais não são mais usados.
A cicatrização da ferida operatória nas rinoplastias é geralmente rápida, embora alguns pacientes possam sentir inchaço e equimoses no nariz e sob os olhos. Desconforto esse que gradualmente será reduzido com o passar dos dias.
Após a alta, você iniciará o processo de recuperação na sua casa. Repouso com a cabeceira elevada e o uso da medicação nos horários pré-definidos são essenciais nesse período.
Quando os resultados da rinoplastia serão visíveis?
Ainda que a rinoplastia seja um procedimento muito seguro, há casos em que a recuperação pode ser mais demorada. Especialmente a ponta do nariz (uma área extremamente sensível) pode ficar inchada e dormente por meses.
Você poderá estar totalmente recuperado da cirurgia em algumas semanas, mas o resultado final do seu novo nariz pode levar cerca de 1 ano para ser apreciado.
É importante dizer que em cerca de 5% dos casos, pode haver a necessidade de um procedimento adicional para refinamento.
Outras dúvidas comuns relacionadas à rinoplastia
Quanto de inchaço e roxo eu devo esperar? O que eu posso fazer a respeito?
Inchaço e equimoses (os famosos “roxos”) são de certa forma comuns durante o processo de recuperação de uma rinoplastia. Geralmente leva de 7 a 10 dias para as equimoses serem resolvidas. O inchaço pode durar ainda por algumas semanas ainda que gradualmente vai sendo reduzido. Repouso com a cabeceira elevada, aplicação de gelo e compressas podem ajudar no alívio desses sintomas.
Existe um grupo de pacientes que tem uma tendência maior a desenvolver esse tipo de problema após a cirurgia: fumantes, pacientes com pressão arterial elevada e com alterações de coagulação.
Vale a pena lembrar que o porte da cirurgia também influencia nesses sintomas. Por exemplo, você não pode comparar a recuperação de alguém que teve os ossos nasais fraturados com outra pessoa que não precisou desse procedimento durante a sua cirurgia.
Quando poderei assoar meu nariz?
Você deve evitar a ação de assoar o nariz por pelo menos 1 semana após a cirurgia de forma a ajudar a cicatrização e limitar o trauma às estruturas internas do nariz. Se a turbinectomia foi associada à sua cirurgia, pode ser necessário cerca de 2 semanas antes de poder assoar o nariz normalmente. (O mesmo vale para os espirros. Em caso de necessidade, deve-se cuidar para espirrar com a boca aberta.)
O que é alectomia?
Alectomia é a cirurgia para redução da abertura das asas nasais. É indicada para pacientes com excessiva distância entre as asas nasais (nariz largo).
Quando deve passar a sensação de “nariz entupido”?
A sensação de nariz congestionado está relacionada ao inchaço do nariz. Embora na maioria dos casos esse desconforto passe espontaneamente, pode ser que perdure ainda por algumas semanas.
Quando poderei retomar os exercícios físicos?
Esportes de contato devem ser evitados por vários meses. Você não vai querer correr o risco de uma nova fratura no seu nariz recém operado. Exercícios físicos podem ser retomados em cerca de 4 semanas, mas é necessário o parecer do cirurgião que está acompanhando sua evolução.
Quando poderei voltar à escola ou ao trabalho?
Geralmente após 2 semanas é possível retomar as atividades corriqueiras. Entretanto é importante evitar o manuseio de objetos pesados e ambientes empoeirados.
Quais são as complicações mais comuns após a rinoplastia?
Sangramento, sensação de dormência, alterações nos sentidos do olfato e paladar, assimetrias são complicações que podem suceder uma rinoplastia. Quando há necessidade de uma abordagem mais extensa ao septo, aumenta a probabilidade de irregularidades, desvios residuais e até mesmo hematoma septal no pós-operatório.
Por isso a importância de um pós-operatório meticuloso, com acompanhamento da sua evolução pelo cirurgião plástico.
Fique atento
O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.
Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.