Preenchimentos
O que são preenchimentos?
É o procedimento pelo qual substâncias em forma de gel são injetadas para a restauração do volume perdido como parte do processo natural de envelhecimento, principalmente na face. Assim são suavizados sulcos, rugas e vincos através de agulhas ou microcânulas que levam a substância preenchedora até a área alvo.
Como o próprio nome diz, os preenchedores ou “fillers” ocupam os espaços sob dobras ou vincos na pele e que prejudicam a harmonia facial por transmitirem uma aparência envelhecida. O objetivo da sua aplicação é proporcionar um aspecto mais homogêneo e rejuvenescido.
Os preenchimentos são substâncias sintéticas biocompatíveis como ácido hialurônico, mas também é possível realizar preenchimentos com a gordura do próprio paciente (lipoenxertia).
Observação: Existe uma classe de preenchimentos sintéticos não-biocompatíveis como o PMMA e outros, com efeito permanente e alto nível de complicações tardias, os quais não são usados em nossa prática. Esse artigo trata apenas do preenchimento com substâncias injetáveis naturais como a gordura ou similares às produzidas naturalmente pelo corpo, como o ácido hialurônico.
Fique atento
O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.
Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.