0
carregando...

Mastopexia

O que é mastopexia?

A mastopexia é a cirurgia plástica para a redução da flacidez das mamas e elevação dos seios. A cirurgia consiste na remontagem da mama através do reposicionamento de suas estruturas internas e remoção do excesso de pele flácida, preservando o tecido mamário.

Mais

Para quem é indicada a mastopexia?

As mulheres que procuram a cirurgia de elevação das mamas, também chamada de lifting de mamas, têm uma insatisfação com a falta de projeção dos seios (as famosas “mamas caídas”), caracterizada pela falta de volume na porção superior. Essa queda ou ptose pode estar relacionada com um ou mais dos fatores abaixo:

  • Envelhecimento;
  • Perda de elasticidade da pele;
  • Amamentação;
  • Atrofia/involução do tecido glandular mamário;
  • Mamas grandes e pesadas;
  • Oscilações hormonais;
  • Perda de volume mamário após gravidez ou emagrecimento expressivo;
  • Menopausa.

Outra razão que fazem mulheres buscarem a mastopexia é o alargamento exagerado das aréolas que muitas vezes acompanha a ptose mamária.

Apenas a cirurgia de mastopexia, ainda que melhore a projeção das mamas ao elevá-las,  não vai aumentar o volume dos seios. Para os casos no qual é desejado o aumento das mamas concomitante à elevação das mesmas, é aconselhado o procedimento de lifting mamário com prótese. Veja mais em Mastopexia com Prótese. (link)

Existem várias classificações quanto ao grau de queda das mamas. Uma das principais inclui 4 categorias de acordo com a posição da mama em relação ao mamilo e a orientação deste. Essa organização ajuda os cirurgiões plásticos a definir a melhor conduta para cada caso. 

Associações mais comuns à  mastopexia

As cirurgias mais comuns a serem combinadas com a mastopexia são: 

  • Blefaroplastia; (link)
  • Rinoplastia; (link)
  • Lipoaspiração.(link)

São muitas as possibilidades de associações de cirurgia, mas todas ficam restritas aos critérios de segurança do paciente.

Mais

Como é a mastopexia?

Durante a consulta, o cirurgião examina, mede e fotografa suas mamas. Então são apresentadas as opções de tratamento, riscos e resultados esperados, incluindo o tipo de incisão e cicatrizes resultantes do procedimento.

Segundo o Dr Ronaldo Righesso, a aparência das mamas, a quantidade excedente de pele e a posição do mamilo em relação ao sulco mamário são aspectos importantes do plano de tratamento do lifting de mamas.

Podemos resumir as técnicas mais utilizadas para elevação de mamas em duas categorias:

  • Mamoplastia Vertical: Uma incisão é feita ao redor da aréola e outra como uma linha vertical que corre da porção inferior da aréola até o sulco mamário. Esta técnica é indicada para casos em que o volume e a flacidez não são tão expressivos.

Incluir imagem abaixo editada:

https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/breast-lift-surgery-1081445723

  • Mamoplastia em T-Invertido: Uma incisão é feita ao redor da aréola, outra como uma linha vertical que corre da porção inferior da aréola até o sulco mamário e outra como um contorno no próprio sulco. Essa última incisão poderá variar em extensão de acordo com as características de cada paciente. Pode variar entre 2 a 30 cm!

Incluir imagem abaixo editada:

https://www.shutterstock.com/pt/image-illustration/breast-reduction-surgery-1081445255

Em todos os casos, o excesso de tecido mamário, pele e gordura é removido e a mama é reconfigurada numa posição superior. O mamilo e a aréola também são elevados, mantendo-se conectados à mama e preservando na maioria do casos a capacidade de amamentação.

Atenção

Fique atento

O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.

Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.

Scroll
Role o mouse

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e fechar
.