Lifting Endoscópico de Sobrancelhas
O que é o Lifting Endoscópico de Sobrancelhas ou Videocirurgia?
Uma das técnicas mais inovadoras na cirurgia de rejuvenescimento facial, o lifting endoscópico de sobrancelhas (ou lifting frontal endoscópico) é feito através de pequenas incisões no couro cabeludo. Músculos, ligamentos e estruturas profundas da porção superior da face são elevados e reposicionados, conferindo ao paciente um visual mais jovem e harmônico.
Para quem é indicado o Lifting Endoscópico de Sobrancelhas?
Homens e mulheres que buscam o rejuvenescimento da região frontal (zona da testa), geralmente apresentam um ou mais dos sinais abaixo:
- Baixa posição das sobrancelhas acarretando num visual cansado;
- Sobra de pele nas pálpebras superiores e/ou inferiores;
- Rugas da região da testa;
- Hipertrofia dos músculos glabelares, causando acentuadas rugas glabelares (mais conhecidas como as “rugas da brabeza”)
Associações mais comuns ao lifting endoscópico de sobrancelhas:
Quando o objetivo do paciente é o rejuvenescimento facial, as cirurgias mais comuns a serem combinadas com o lifting frontal endoscópico são:
- Blefaroplastia;
- Ritidoplastia;
- Cervicoplastia;
- Lipoenxertia Facial;
- Nanofat.
Também há a possibilidade de associação de outros procedimentos de contorno corporal, como:
- Lipoaspiração;
- Mamoplastia de Aumento;
- Mamoplastia Redutora.
A possibilidade de combinação de cirurgias é grande e varia conforme os objetivos do paciente. O mais importante porém é que esse planejamento não ultrapasse os limites de segurança cirúrgica.
Como é a cirurgia do lifting endoscópico de sobrancelhas?
A videocirurgia de lifting frontal (ou de elevação das sobrancelhas) pode ser feita isoladamente, em conjunto com a blefaroplastia ou como parte de uma cirurgia de rejuvenescimento facial mais completa incluindo a ritidoplastia e cervicoplastia.
A partir de 5 pequenas incisões em torno de 1 cm escondidas no couro cabeludo, é feito o descolamento dos tecidos de toda a fronte. Através da introdução da câmera de vídeo, as estruturas são visualizadas, permitindo o tratamento dos músculos responsáveis pela tração inferior da face. Toda testa é então elevada verticalmente e suturas estratégicas promovem a estabilização desses tecidos na nova posição.
Outros músculos e tecidos podem ser liberados em torno dos olhos e das têmporas, podendo ser estendido até o terço médio da face. Essa videocirurgia se denomina Lifting Endoscópico do Terço Médio.
“As cicatrizes do lifting endoscópico frontal são imperceptíveis. Além de pequenas, restam escondidas sob o cabelo”, comenta o Dr Ronaldo Righesso.
Como é a recuperação do Lifting Frontal Endoscópico?
Imediatamente após a cirurgia, você passará algumas horas na sala de recuperação da para receber os primeiros cuidados e se recuperar totalmente da anestesia.
Após a alta, você iniciará o processo de recuperação na sua casa. Repouso com a cabeceira elevada e uso da medicação nos horários pré-definidos são essenciais nesse período.
Quando os resultados do Lifting Frontal Endoscópico serão visíveis?
Imediatamente após a cirurgia, já será possível notar diferenças na posição das sobrancelhas, mesmo com o inchaço inicial. Em 6 semanas, uma melhora significativa na aparência deverá ser percebida, mas o processo de estabilização do resultado pode levar meses.
A aplicação periódica da toxina botulínica pode ser um fator aliado na manutenção dos resultados.
A experiência mostra resultados muito duradouros decorrentes do lifting frontal endoscópico. Entretanto é importante ter em mente que o processo de envelhecimento continua mesmo após a cirurgia. Fatores genéticos e o estilo de vida de cada paciente vão ser decisivos na manutenção dos resultados a longo prazo.
Outras dúvidas comuns relacionadas à elevação de sobrancelhas:
Qual a diferença do lifting endoscópico de sobrancelhas e o lifting coronal?
Originalmente, a cirurgia de elevação das sobrancelhas era feita a partir de uma incisão de orelha a orelha no topo da cabeça (quase como uma tiara). As novas tecnologias de videocirurgia permitiram o desenvolvimento da técnica endoscópica, no qual a mesma área é tratada a partir de cinco pequenas incisões de cerca de 1cm posicionadas no couro cabeludo.
Qual a diferença de resultados e do processo de recuperação decorrentes do lifting endoscópico e do lifting aberto?
Devido à grande cicatriz, a técnica aberta está relacionada a um processo de recuperação mais difícil, com sensação de dormência e maior inchaço. Os resultados podem ser bastante efetivos e duradouros em ambas as técnicas.
Qual a durabilidade do lifting endoscópico de sobrancelhas??
A experiência mostra resultados muito duradouros decorrentes do lifting frontal endoscópico, mas vale lembrar que o processo de envelhecimento é uma constante em nossas vidas.
O lifting de sobrancelhas resolve as linhas profundas da minha testa?
As linhas horizontais profundamente marcadas na testa geralmente são criadas a partir do movimento frequente para elevar as sobrancelhas ou abrir os olhos mais que o normal. Uma vez que as sobrancelhas restarão elevadas após a cirurgia, a pessoa não sentirá mais a necessidade de realizar esse movimento toda hora. O lifting de sobrancelhas reduz dramaticamente essas linhas, mas não as remove totalmente. Terapias adjuvantes como Toxina Botulínica, Laser, Microagulhamento e Enxerto de Gordura podem ajudar a aprimorar os resultados.
Sou calvo. Posso fazer o Lifting Endoscópico?
Convém salientar que a forma e a posição das sobrancelhas masculinas diferem amplamente das femininas. Homens geralmente não procuram uma sobrancelha mais arqueada, preferindo o aspecto mais horizontalizado.
O lifting endoscópico tem ampla indicação, trazendo todos os benefícios relacionados à cirurgia. As cicatrizes são muito pequenas e discretas, mesmo na ausência de cabelos para ocultá-las.
O lifting de sobrancelhas resolve aquela ruga da brabeza?
O lifting de sobrancelhas reduz, mas não elimina a ruga glabelar. Outros tratamentos podem ser associados para tratar deste problema.
O lifting de sobrancelhas resolve as rugas tipo pés-de-galinha?
O efeito das sobrancelhas elevadas ajuda a suavizar os pés-de-galinha, mas não os resolve totalmente. Essas rugas são decorrentes da ação da musculatura do canto dos olhos que não pode ser removida.
Quando poderei retomar os exercícios físicos?
Em cerca de duas semanas, uma vez o lifting endoscópico tem um processo cicatricial bastante rápido.
Quando poderei voltar à escola ou ao trabalho?
Geralmente entre 3 a 5 dias é possível voltar às atividades desde que não envolva esforço físico e levantamento de peso.
Experiências de pacientes
Fique atento
O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.
Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.