0
carregando...

Lifting de Pescoço

O que é o lifting de pescoço?

Nossa aparência é fortemente influenciada pelo visual do pescoço. Flacidez de pele ou excesso de gordura (comumente referido como “papada”) podem ser tratados de maneira muito eficaz através da cirurgia plástica do pescoço, também conhecida como cervicoplastia, neck lift ou lifting de pescoço. O procedimento consiste na retirada da gordura em excesso, tratamento da musculatura do platisma e reposicionamento da pele.

Mais

Para quem é indicado o lifting de pescoço?

Pessoas que sentem falta de ter a linha da mandíbula ou do queixo melhor definida ou se ressentem com flacidez e gordura sob o pescoço podem se beneficiar da cervicoplastia. Este pode ser o caso de quem apresenta:

  • Excesso de pele no pescoço;
  • “Papada” (ou gordura sobre o pescoço);
  • “Queixo duplo”;
  • Bandas, pregas ou rugas bem marcadas ao longo do pescoço;
  • Falta de definição do ângulo do queixo em direção ao pescoço;

Engana-se quem pensa que a cirurgia plástica do pescoço é indicada apenas para pessoas mais velhas. Há jovens que possuem uma fraqueza nos músculos do pescoço que pode acarretar num perfil sem definição e com visual flácido.

Mais

Associações mais comuns ao lifting de pescoço:

Muitas vezes, o lifting cervical faz parte da cirurgia de rejuvenescimento global da face. Entretanto, também pode ser realizado de maneira isolada ou em associação a outros procedimentos como:

  • Lifting Frontal Endoscópico;
  • Blefaroplastia;
  • Ritidoplastia;
  • Lipoenxertia facial;
  • Nanofat.
Mais

Como é a cirurgia do lifting de pescoço?

Dependendo da indicação, há uma série de abordagens cirúrgicas para o tratamento da área do  pescoço, as quais podem incluir:

  • Lipoaspiração: remove o excesso de gordura subcutânea na área do pescoço.
  • Lifting cervical profundo: remove o excesso de pele da região do pescoço, tratando também os depósitos de gordura abaixo do platisma.
  • Platismoplastia: Trata os músculos do pescoço (platisma) com o objetivo de conferir mais tônus e definição ao pescoço;

O Dr Ronaldo Righesso comenta que as inovações em técnicas e instrumental cirúrgico permitem que a cirurgia plástica do pescoço seja feita a partir de pequenas incisões sob a mandíbula ou atrás das orelhas. Isso possibilita a obtenção de cicatrizes bastante discretas. O resultado é um contorno de pescoço bem definido, conferindo ao paciente um visual mais jovem e atraente.

 

A Rede Hemostática

Uma inovação técnica que complementa o lifting do terço inferior da face  é a rede hemostática. Basicamente, toda área ao longo da face e do pescoço recebe uma sutura contínua externa que permanece nas primeiras 48 horas do período pós-operatório.

Apesar de visualmente estranha e, de certa forma, até assustadora, essas suturas contribuem para uma significativa redução de complicações, além de melhorar a adesão da pele. Isso otimiza o processo de recuperação e também os resultados.

 

Como é a recuperação do lifting de pescoço?

Imediatamente após a cirurgia, você passará algumas horas na sala de recuperação para receber os primeiros cuidados e se recuperar totalmente da anestesia.

Após a alta, você iniciará o processo de recuperação na sua casa. Repouso com a cabeceira elevada, uso da faixa compressiva e da medicação nos horários pré-definidos são essenciais nesse período.

Outras recomendações incluem evitar a exposição ao sol e um programa adequado de drenagens linfáticas. 

 

Quando os resultados serão visíveis?

Assim que os curativos forem removidos, já será possível notar diferenças no pescoço mesmo com o inchaço inicial. Em cerca de 4 semanas, uma melhora significativa na aparência deverá ser percebida, mas o processo de estabilização do resultado pode levar meses.

Vale lembrar que o processo de envelhecimento continua mesmo após a cirurgia plástica, ainda que os resultados da cervicoplastia sejam muito duradouros. Fatores genéticos e o estilo de vida de cada paciente vão ser decisivos na manutenção dos resultados a longo prazo.

 

Outras dúvidas comuns relacionadas ao lifting de pescoço:

Quanto de inchaço e roxo eu devo esperar? O que eu posso fazer a respeito?

Geralmente o lifting do terço inferior da face, sobretudo com o uso da rede hemostática, não evolui com a formação de inchaços de maneira tão evidente quanto no terço médio da face. O mesmo vale para as equimoses, muito mais sutis na área do pescoço.

Existe um grupo de pacientes que tem uma tendência maior a desenvolver esse tipo de problema após a cirurgia: fumantes, pacientes com pressão arterial elevada e com alterações de coagulação. Pacientes com tendência de apresentar náuseas e vômitos no pós-operatório também podem apresentar um aumento dos roxos.

Posso usar meu cabelo preso?

Sim, será possível, pois as cicatrizes são estrategicamente posicionadas no contorno da orelha. Inicialmente, entretanto, como em toda e qualquer cicatriz, haverá uma vermelhidão normal que pode ser disfarçada com maquiagem. O processo de clareamento da cicatriz será progressivo, resultando na maioria dos casos em cicatrizes bastante discretas.

O que é a lipo de papada?

É a lipoaspiração da zona do pescoço. Embora seja eficaz na remoção da gordura subcutânea, não resolve todos os problemas relacionados à definição e ao contorno da área.

Muitos pacientes apresentam excesso de gordura subplatismal (abaixo do músculo), além de excessiva flacidez de pele e também da musculatura. Essas condições não são resolvidas pelo procedimento da lipoaspiração e demandam outras técnicas de cervicoplastia.

Quando estarei pronta para um compromisso social?

Se você está fazendo a cirurgia antes de um evento especial como um casamento ou formatura, o ideal é que a cirurgia seja realizada com uma antecedência mínima de 30 dias, para ter tempo de uma recuperação adequada..

O lifting de pescoço pode mudar a forma da minha barba?

Para os homens, a tração posterior da pele que promove a melhora do ângulo cervico-facial levará uma pele com pelos para a região posterior da orelha. Esse inconveniente pode ser resolvido com o tratamento de laser na área após alguns meses.

Quando poderei retomar os exercícios físicos?

Exercícios físicos leves podem ser retomados em cerca de 10 dias, mas é necessário o parecer do cirurgião que está acompanhando sua evolução. É importante evitar esforço exagerado e exposição ao sol.

Quando poderei voltar ao trabalho?

Depende de cada atividade profissional. Em média é recomendado um afastamento de 10 dias.

Quais são as complicações mais comuns após o lifting de pescoço?

Hematomas, paralisias temporárias, sensação de dormência e cicatrizes inadequadas podem acontecer após o lifting de pescoço. Por isso a importância de um pós-operatório meticuloso, com acompanhamento da sua evolução pelo cirurgião plástico.

Ainda com dúvidas sobre lifting de pescoço? Envie sua pergunta para a gente.

Atenção

Fique atento

O objetivo deste artigo é meramente informativo e em hipótese alguma esgota o tema em todas suas possibilidades. É indispensável a consulta médica, oportunidade na qual serão apresentadas informações minuciosas sobre cada procedimento de forma individualizada.

Os dados aqui disponibilizados são genéricos e podem não se encaixar perfeitamente no seu caso específico. A medicina é uma ciência inexata e o processo de recuperação e obtenção de resultados podem variar amplamente de acordo com cada organismo.

Scroll
Role o mouse

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi e fechar
.